Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Fotos da Entrevista com o Carpinteiro.

Aqui estão as fotos da entrevista sobre a profissão Medieval Carpintaria, com o carpinteiro João Diniz Filho.
O carpinteiro João Diniz em sua área de trabalho.

 Arthur e Miguel com o carpinteiro na hora da entrevista.

 Muitos materiais utilizados em construções.

Materiais utilizados pelos funcionários na construção da edificação.

Um Trabalho Medieval presente hoje ''A CARPINTARIA".

Entrevistamos o profisional João Diniz Filho, que trabalha em um ramo bem conhecido nos tempos medievais que é a CARPINTARIA que envolve a parte estrutural de uma construção, além da fabricacão de diversos intrumentos com vários matérias primas, como geralmente a madeira. E fizemos as seguintes perguntas:

1. P) Por que você escolheu esta profissão?

R) Escolhi esta profissão pois achei ela fácil de aprender e executar, além de perceber que a remuneração era boa.

2. P) Com quem você aprendeu?

R) Aprendi com o encarregado da carpintaria (SR. Manoel Antonio da Silva) na obra onde eu trabalhava.

3. P) Como você aprendeu?

R) Eu era auxiliar de pedreiro e tive uma oportunidade de ser auxiliar de carpinteiro, começei a observa os carpinteiros trabalhando e com meus esforços e dedicação aprendi.

4. P)  Há quanto tempo você trabalha como carpinteiro?

R) Há 3 anos.

5. P) Em Qual Empresa você trabalha e em que obra?

R) Trabalho na empresa Montana Construções LTDA no condominio Luau de Ponta Negra.

6. P) Quais são os seus desafios?

R) Ser atento e cuidadoso, pois trabalhamos também em altura  e com materias cortantes.

7. P) Quais são as vantagens?

R) As vantagens são: O salário que é muito bom e  a fácil contratação no mercado de trabalho, pois existem poucos carpinteiros.

8. P) Quais as desvantagens?

R) A desvantagem muitas vezes e pelo fato de trabalha em altura, podendo levar a sérios dados físicos em caso de erro.

9. P) Qual o material utilizado?

R) Trabalhamos com martelo, prego, serrote, regua e serra eletrica, tábuas de madeira e etc.

10. P) Você se orgulha de sua profissão?

R)  Sim, pois eu tenho uma profissão.





sábado, 5 de maio de 2012

Elenco.Video.

Bem, esse e o elenco do vídeo postado anteriormente (sobre os costumes da Idade Media que existem até hoje) depois do grande esforço para fazer o vídeo.

A Cultura da Idade Média existente hoje.Vídeo.

Aqui está a apresentação do nosso vídeo sobre os costumes e hábitos medievais presentes atualmente, curtam e aproveitem, pois a sabedoria se encontra em tudo.


Lenda Medieval: A Fonte da Juventude


A fonte da juventude é uma fonte que, segundo a lenda, possui águas capazes de rejuvenescer a pessoa que bebê-las.
A história ainda conta que os árabes descobriram há muito tempo a fonte da juventude.
Porém ele foi roubada pelos bárbaros, que, por sua vez foram amaldiçoados pelo líder da aldeia e o barco onde eles partiram afundou, levando junto com eles a fonte da juventude.
Desde então algumas pessoas acreditaram que a fonte, por não ser natural e conter águas muito puras, não foi atingida pelo mar flutua pelo oceano até que um dia bater em margens.
No entanto, alguns historiadores acreditam e ostentam testemunhos de que a fonte se encontra no Ártico, onde a água da fonte concedeu seus poderes às águas do Oceano Ártico.Agora supõem eles, a pessoa que se banhar nua em noites de Lua cheia nas águas mornas da parte do Ártico mais próxima do Polo Norte será abençoado com a imortalidade.






Características medievais no filme As Brumas de Avalon

Vimos o filme, As Brumas de Avalon podemos perceber muitos aspectos da Idade Média presentes no filme, que retrata a história de Morgana e seu irmão, Artur, que liderou os cavaleiros da Távola Redonda contra os Bárbaros Saxôes, isto é, as guerras e constantes invasões dos povos germânicos (bárbaros) que aconteciam constantemente na Idade Média. Nas guerras batalhadas do Rei Uther e Artur contra os saxões podemos perceber espadas feitos de ferro e o punham sendo feito, dependendo do cavaleiro, de ouro e prata, somente prata ou madeira, lanças de prata e metal e escudos de madeira ou prata, dependendo da condição econômica de seu proprietário . Já sua armaduras sendo feitas de couro e metal      (os mais pobres) ou com bordados de ouro e pedras preciosas  (os mais ricos, reis, barões, duques, sendo esses dois últimos característicos também da Idade Média, onde terrenos eram tomados em batalhas ou dados a eles pelo rei).
Nessas guerras, os soldados se refugiavam em acampamentos muito mais simples do que os de hoje, onde eram feitos de tecido e madeira para dar sustentação e agrupavam grandes exércitos, por isso havia muitos deles. Dentro do acampamento, os soldados se aqueciam com couros e com a fogueira, que era montada no ponto central do acampamento.
Também temos o estilo  de construção, românico, com torres baixas e construídos com muitas pedras na ilha de Avalon e essa própria religião sendo mitologicamente presente na Idade Média crendo na deusa Avalon(que mantem o equilíbrio entre o bem e o mal) e possuindo um ilha de mesmo nome, onde suas sacerdotisas dotadas de poderes especiais treinavam novas recrutas, que passavam por vários rituais. Mas  a mesma religião tendo se espalhado no Reino Unido e acabando com a conquistas dos bárbaros.Também no texto apresenta uma grande influencia cristã que no filme à presença de Bispo e o dominio do cristianismo e suas crenças.
No filme vemos as coroas de reis, tendo elas várias características, como algumas sendo hexagonais, possuindo detalhes em ouro e feitas de prata, outras sendo de forma circulares feitas de ouro e pedras preciosas.
Nele também temos bruxaria e feitiçaria, com invocações de espírito, visões do futuro, pregações de maldição, comunicação telepáticas, transformações físicas, entre outras.À presença de personagens misticos e lendários como o Merlim, o Rei Artur, Morgana, Lancelote, a Senhora do Lago(Viviane), entre outros.